(Rui Santiago cssr, in DM, 2011)
«Advento: tempo de Preparação para… o Ano Litúrgico! Primeira etapa de preparação para o Cristo Rei, a nossa Grande Esperança, a Coroação Crística da História…
Tempo para “começar com o Deus Certo”, um Deus Vivo, com mil e uma histórias para contar, com muitas iniciativas, ideias, acções de um Projecto…
Um Deus “não endeusado”, não metido em nenhum Templo, não resumido em nenhuma Religião, não descodificado em nenhuma Lei, não escravo de nenhum Culto, não domesticado por nenhuma espécie de Virtude. (...) O Deus de Quem celebramos o Advento/Vinda é o contrário das divindades das filosofias e das divindades dos mitos, ocupadas das coisas das suas “divinolândias”…
O Céu na Religião de Jesus é a Presença contínua e universal de Deus junto dos Homens. E a Narrativa Bíblica é a história maravilhosa das contínuas Visitas do Céu aos Homens.
Desde o Princípio, a Presença de Deus junto de nós se revela como uma Pedagogia, a acção paciente de Deus em vista a um Projecto de Felicidade e Plenitude…
A Fé bíblica é a Fé numa Esperança tecida de Promessas. Fazer Advento é re-aprender a acreditar em Promessas e re-aprender a arte da Esperança…
Para os cristãos, o horizonte da Esperança bíblica alargou-se, Personalizou-se. A nossa Esperança ganhou Corpo, Vida e Nome de Homem: Jesus de Nazaré. Já não é uma Esperança apenas Simbolizada, como para a Fé dos Profetas da Antiga Aliança, mas é uma Esperança Personificada, como para a Fé dos Apóstolos.
“Os Novos Céus e a Nova Terra onde habitará a Justiça” são o Reino de Jesus, as Bodas do Cordeiro, o Mundo Novo moldado à medida de Jesus, a Humanidade refeita na condição filial de Cristo, toda a Criação culminada na energia da sua Páscoa para o Pai, a História inteira atraída a si para chegar à sua original Vocação e Cumprimento…
O final do livro do Apocalipse é um extraordinário Hino a esta Esperança. A bíblia “fecha” com um “Maran’tha: Vem para aqui!” Senhor Jesus…
Como vai ser/está a ser essa Vinda? Como vão/estão a realizar-se para nós as Promessas de Deus? Como vai/está a realizar-se o Fim do Mundo? A “resposta” a estes Como é: Quem vai fazer tudo isso? Para explicarmos Como vai/está a ser alguma coisa, dizemos Quem a vai/está a fazer…
Assim se torna importante dizermos o Nome e a Vida desse Jesus a Quem Deus “entregou o Livro da Vida, selado com os selos que só ele pode abrir”. Por outras palavras, aquele a Quem Deus entregou o Senhorio e a Interpretação da História…
O Natal é o “primeiro acto” do conto de Jesus, a abertura do que temos para dizer daquele por Quem e de Quem esperamos as Promessas do Plano de Deus…
Advento é a Esperança da Vinda do Senhor Jesus, não do “Menino” Jesus, que já não existe! “Cresceu em sabedoria, estatura e graça, diante dos Homens e de Deus”. Esperamos o Senhorio de Cristo, a Realização/Consumação da Aliança entre Deus e a Humanidade…
Esperamos o Fim do Mundo, a Cristificação total da Criação, a Hora em que Deus, que é tudo em Cristo, será tudo em todos… Entre Tanto, a nossa Vocação mais sublime é a Esperança e a nossa Fé mais verdadeira é o Amor, que conduz todas as coisas ao seu Fim…»
Nenhum comentário:
Postar um comentário