Ontem, 07/12/2024 realizamos o encontro do advento em nossa residência. A primeira tentativa de retomada dessa prática, remonta aos tempos de pandemia da COVID 19( 2020/2021), com círculos bíblicos realizados unicamente com os três moradores da casa, este que escreve, Irene e Raoni.O
Com o final da pandemia, definimos chamar alguns amigos para nos reunirmos no advento ,tentando realizar os nove encontros da novena, o que na prática nunca chegou a acontecer em termos de quantidade. Os encontros utilizam como base o oficio divino das comunidades e roteiros de círculos bíblicos de natal do Centro de Estudos Biblicos (CEBI) .
Com o aprendizado da experiência de 2022 e 2023 definimos realizar apenas dois encontros este ano em casas diferentes, o de ontem e o segundo previsto para a próxima sexta-feira. Sendo neste caso com um grupo de pessoas diferentes do nosso circulo dos anos anteriores, com destaque para um casal formado por um alemão de origem luterana e uma brasileira católica, o qual tem casa em Aracaju e que não vem ao Brasil já um bom tempo.
O encontro de ontem reuniu sete pessoas de bairros próximos ao que resido , em comum são pessoas católicas. Incluímos como canto de aclamação a canção “Anunciação” do Alceu Valença, como também canções da caminhada das comunidades eclesiais de base e da Pastoral da Juventude, a maioria da autoria do querido amigo e cantautor Zé Vicente. Quem acompanha as missas do Pe. Júlio Lancellotti não estranha, nem as canções e nem o roteiro da celebração.
Ciranda do Menino Deus - Zé Vicente
Na partilha de fatos da vida relevantes com relação a conversão ou confirmação na fé, ouvimos depoimentos que foram desde encontros místicos com Frei Damião até com um padre idoso e bem acolhedor da Catedral de Notre Drame, a uma estudante brasileira em apuros e recém chegada a Paris , a qual por sinal está reabrindo neste sábado, 08/12, depois do incêndio em 2019.
A proposta é fazermos um encontro semelhante no inicio da quaresma relativo a novena/circulos biblicos da campanha da fraternidade de 2025. Quem mora em Aracaju e desejar participar é só entrar em contato.
Zezito de Oliveira
Atualizado em 14/12/2024
Ontem, 13/12, realizamos o segundo e último encontro do natal em família "alternativo" , conforme informado nessa postagem
O sucesso da iniciativa mostrou o acerto da proposta em realizar o encontro apenas uma vez em uma casa, ao contrário de buscar fazer a novena completa, o que corresponde a nove dias, considerando os participantes não morarem no mesmo bairro, embora morem próximos, e dessa maneira quem mora mais distante pode participar, porque não precisa ficar "amarrado" a quantidade dos nove dias e ao deslocamento para lugares diferentes o que fica difícil para quem trabalha na área de serviços e comércio, principalmente .
O número de participantes foi o mesmo do primeiro, sete, considerado na Bíblia como número da perfeição pois no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras."
E é no roteiro baseado no oficio divino das comunidades, onde encontramos o centro do caráter alternativo de nosso encontro de natal em família, o qual como informado acima, traz o modo de rezar das comunidades eclesiais de base, organismos (CPT, CIMI, Cáritas, Comissões Justiça Paz, entre outros, congregações religiosas inseridas e pastorais em saída da igreja católica e mesmo de algumas igrejas protestantes históricas, como anglicanos, luteranos, batistas, presbiterianos e etc.
Na partilha da palavra testemunhos bastante potentes como da Ana que reside no norte da Alemanha e que nos trouxe a situação de perda do significado do natal que se resume a uma momento de encontro de caráter eminente festivo e material.
Leia mais:
Notre-Dame de Paris, onde as pedras falam da beleza da fé
Papa: o Natal também é vítima do modelo comercial e consumista
sábado, 23 de dezembro de 2023
Cynara Menezes: "Antes tínhamos presépios, agora só ficou essa presepada. Na Bahia tem até iglu"
terça-feira, 27 de dezembro de 2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário