quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como surgiu o projeto Ecarte



VISTA PANORÂMICA DO CONJUNTO JARDIM - FOTO DO ANO DE 2006
Autor: Ronaldo Lima

O projeto Ecarte é fruto do 1º Fórum Comunitário de Políticas Públicas, realizado em 04 de agosto de 2001, que abordou o tema: Educação. O evento foi promovido pela Paróquia Nossa Senhoria Rosa Mística, Grêmio Estudantil Zumbi dos Palmares (na época denominado Djenal de Queiroz) e Sociedade Comunitária do Conjunto Jardim.



GRUPO ARTES EM DANÇA - FOTO DO ANO DE 2002 GENTILMENTE CEDIDA PELO JORNAL DA CIDADE

Nesse fórum de debates, além dos conferencistas, alguns grupos de teatro, dança e músicos individuais, formados por adolescentes da comunidade, foram convidados para através da arte mostrar os seus anseios e frustrações com relação ao tema.



APRESENTAÇÃO DO GRUPO TEATRAL ARTES NA I MOSTRA ARTE E CIDADANIA - MAIO DE 2004
TEATRO JUCA BARRETO (CULTART) - ARACAJU - SE. Foto de Zezito de Oliveira


Em destaque, ficou registrado na memória, o esquete teatral contestando a prática pedagógica ruim e os constantes atrasos e faltas de alguns profissionais da educação, além da falta de coerência e transparência de certos gestores. Ou dito de forma mais simples, a falta de “palavra” ou “sinceridade”.

Conforme avaliação dos participantes, a programação cultural foi um dos principais destaques, ao mesmo tempo foi percebido haver, naquele momento, uma expressiva participação de adolescentes e jovens em atividades culturais, mesmo sem disporem de informações técnicas necessária para realizar um trabalho com qualidade artistica e pedagógica mais apurada.



PROFESSOR MAXIVEL FERREIRA - DIRETOR-PRESIDENTE DA ONG AÇÃO CULTURAL (TRIÊNIO 2007/2009) - FOTO DO ANO DE 2005. Autor: Zezito de Oliveira

Por isso, foi iniciada a formação de uma rede de agentes culturais formada por adolescentes e jovens interessados em ampliar a sua atuação na área. Através das discussões na rede de agentes culturais foi produzido o projeto Ecarte, com base em três objetivos combinados entre si: Oferecer uma opção de entretenimento através das oficinas artisticas e ao mesmo tempo melhorar a qualidade da produção cultural, considerando que muitos deles nunca tiveram acesso ao conhecimento especializado e utilizar o estatuto da criança e do adolescente como tema, visando apresentá-lo como instrumento de garantia de direitos.

Esse último aspecto é muito importante porque o contexto social no qual o projeto foi realizado é marcado por uma situação de exclusão e marginalização muito grande. A grande maioria das famílias sobrevive com renda mensal de até dois salários mínimos. Um contingente expressivo sobrevive através do sub-emprego e da economia informal. Os serviços de atendimento na área da educação, creche, cultura e lazer são bastante precários, isto favorece um ambiente propicio para a violência germinar e crescer. No entanto, enquanto alguns adolescentes utilizam formas nocivas de superação dessa realidade, como é o caso das drogas, utilizada como fonte de prazer, reconhecimento perante os da mesma idade e como fuga da realidade de exclusão, outros utilizam o teatro, a dança, a música e a capoeira como forma de se divertir e marcar a sua presença no mundo.

Com a contribuição de alguns integrantes dos grupos culturais e lideranças de apoio, o projeto Ecarte foi produzido e apresentado, em fins de 2001, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) que doou R$3.360,00 para a realização de três oficinas artísticas (teatro, dança e coral) e três oficinas pedagógicas (identidade, arte e cidadania e Estatuto da Criança e do Adolescente). O recurso foi utilizado na ajuda de custo para oficineiros e compra de material durante os anos de 2002 e 2003.

A oficina de dança gerou o grupo de dança Ecarte, os integrantes da oficina de teatro foram convidados a se incorporarem ao já existente grupo teatral Artes e os integrantes da oficina canto coral, ao coro infantil da igreja católica. A oficina sobre o ECA (realizada em dois módulos) contribuiu para fortalecer o papel do grêmio na Escola através da ampliação da participação dos adolescentes ligados aos grupos artisticos-culturais nas atividades da entidade.



APRESENTAÇÃO DO PROJETO ECARTE (OFICINA DE DANÇA) - I MOSTRA ARTE E CIDADANIA - 2004 - TEATRO JUCA BARRETO (CULTART) - ARACAJU SE. Foto de Zezito de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário