quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CAMPANHA DE RETOMADA DO PROJETO ECARTE

INFORME N 01 - 21/09/09

Foi dada a largada para a campanha Ação para Crianças – Projeto Oficinas Ecarte (Estatuto da Criança e do Adolescente com Arte, Foi iniciada com a distribuição de correspondência eletrônica enviada para sócios, amigos e colaboradores da Ong Ação Cultural na semana passada e com a realização de uma reunião com representantes da Ação Cultural, do Grupo de Estudos e Trabalho em Produção Cultural e da Federação de Teatro Amador do Estado de Sergipe.


APRESENTAÇÃO DO GRUPO TEATRAL ARTES EM 2004 (parceiro na época, do projeto Ecarte)

A correspondência eletrônica enviada apresentou a proposta da campanha em linhas gerais e como a Ação Cultural e parceiros poderiam participar.

Na reunião realizada no dia 19 de Setembro os encaminhamentos iniciais foram os seguintes:

Todos deverão ler o guia de mobilização de recursos disponivel no site da CESE. (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), entidade responsável pela coordenação da campanha em nivel nacional, além de outras informações referentes a CESE e a campanha.

Como proposta de projeto a ser inscrito para participar da campanha, foi apresentado o projeto Ecarte, o qual será disponibilizado mais adiante, afim de recolher contribuições para aprimorá-lo.

Na justificativa para a apresentação do Ecarte, foi destacado o fato de ter sido bem sucedido no periodo da sua realização, como por ser um projeto que articula o interesse de diversão por parte das crianças e adolescentes, inseridos em uma açao pedagógica voltada para disseminar o conhecimento referente a um instrumento de politicas públicas, o estatuto da criança e do adolescente, além disso o projeto propõe também a ampliar o repertório de conhecimentos artistico-culturais para os componentes da faixa etária localizada entre os 9 e 18 anos.


Oficina de Dança Ecarte - Apresentação no teatro Juca Barreto (Aracaju) - 2004

Outro questão importante é o fato do Ecarte trabalhar com linguagens artisticas que não demanda investimentos muito alto em dinheiro, como o teatro, a dança, a música (flauta, canto coral e violão) e as artes plásticas (desenho e pintura), ao contrário do audio-visual por exemplo.

Em termos de áreas atendidas a pretensão é atingir o conjunto Jardim (a primeira e única em que o projeto aconteceu), o Conjunto Eduardo Gomes e o Bairro América.

Para confirmarmos a presença do projeto nestas áreas, estamos mantendo contato com artistas e outros agentes culturais da região, além de agentes sociais, afim de garantir o suporte local necessário para o sucesso da iniciativa.

No conjunto Jardim podemos contar inicialmente com a participação de dois professores ligados a Ação Cultural (o diretor-presidente e o consultor técnico da Ação Cultural) os quais trabalham em escolas da região, do padre Givanildo, o qual embora não esteja mais no local, no periodo em que atuou como pároco, apoiou com entusiamo as ações sociais, culturais, educativas e esportivas destinadas a afastar crianças e jovens do ócio destrutivo. A associação de moradores também tem demonstrando preocupação e interesse em firmar parcerias para enfrentar os graves problemas que atingem as crianças e jovens da localidade.

No conjunto Eduardo Gomes, a Ação Cultural têm uma parceria histórica com o Grupo Pro-Cena de Espetáculos e Cia de Dança Rick di Karllo. Buscaremos também em termos iniciais, o apoio de uma diretora de escola pública da comunidade e que participou dos dois grupos.

No Bairro América temos o interesse da SOCIBA (associação de moradores do campo
do vidro), bem comoo artistas e produtores culturais que são sócios e/ou colaboradores da Ação Cultural e residentes na área.

Em termos de meta para a captação financeira foi pensado o valor de R$3.000,00 (ainda em fase de avaliação) como este valor será dobrado pela CESE, o projeto totalizará R$6.000,00. Este recurso será utilizado para o pagamento de uma ajuda de custo aos oficineiros e responsáveis pela supervisão técnica artistica e pedagógica, além da compra do material artistico e pedagógico.

Esperamos com a conquista dessa meta, alavancarmos outros apoios, até mesmo para a ampliação desse valor, assim como de outras formas de colaboração, considerando o que foi aprendido no curso de elaboração de projetos para a captação de recursos, através do SEBRAE em 2008 - projeto aprovado e bem realizado atrai mais patrocinadores e/ou doadores.

Será criado um blog para divulgar, captar recursos e realizar prestação de contas. (No blog constarão textos e imagens referentes ao Projeto Ecarte, no periodo compreendido entre 2001 e 2006) e outras informações pertinente a campanha.

Em termos de resultados, o lançamento da chamada para o apoio a campanha de forma online, já atraiu a atenção de algumas pessoas fisicas. A associação de moradores do Conjunto Jardim mostrou-se interessada em analisar a proposta em assembléia geral da entidade e a SOCIBA (Bairro América) já está participando de reuniões para traçar estratégias de mobilização.

O planejamento completo da campanha, assim como a formatação final do projeto será realizado nos próximo dias e todos os detalhes serão enviados para todos (as) aqueles (as) que demostrarem interesse em colaborar. Esperamos que você que está lendo esse post seja um desses.


Oficina de Dança Ecarte - Apresentação no teatro Juca Barreto (Aracaju) - 2004


Platéia - Teatro Juca Barreto - 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário