quarta-feira, 24 de junho de 2015

MEC cria grupo de trabalho para identificar práticas inovadoras para a criatividade na Educação Básica



MEC cria grupo de trabalho para identificar práticas inovadoras para a criatividade na Educação Básica
Foi instalado pelo Ministério da Educação, nesta terça-feira, dia 23, um grupo de trabalho que deverá identificar práticas inovadoras para a criatividade na educação básica brasileira.
O objetivo do MEC é divulgar essas experiências para incentivar as escolas a promover a produção de conhecimento e cultura pelos próprios estudantes, bem como o desenvolvimento integral. 
O grupo de trabalho será composto por 15 pessoas, entre especialistas e professores.
Estes pesquisadores terão a missão de criar os grupos regionais para identificar as práticas criativas. 
Além disso, o grupo também será responsável pela criação de meios de divulgação desses projetos inovadores, tais como site ou blog, redes sociais entre outros. 
O grupo de trabalho tem como coordenadora a Assessora Especial do Ministro, Helena Singer.
Também está previsto o lançamento de uma chamada pública para o fim do mês de agosto anunciando as atividades do grupo.

Assista o vídeo abaixo com a reportagem no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/ministeriodaeducacao

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Cinema Europeu no Cine Vitoria em Aracaju



Festival Varilux – filmes pagos R$7.00 meia e R$14.00 inteira
Sábado (13/06)
‘Asterix e o Domínio dos Deuses’ – 12:25
‘Papa ou Maman’ – 15:50
‘Que Mal Eu Fiz a Deus?’ – 19:40

Domingo (14/06)
‘Asterix e o Domínio dos Deuses’ – 12:30
‘Hipócrates’ – 18:45

Festival do cinema europeu – entrada franca
Cine Vitória
 Sábado 13/06 às 14h
 "A Estação de Rádio" (2012), de Nicolas Philibert - França
Documentário | 103 min
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Quantos takes são necessários para gravar a acústica perfeita de uma porta se abrindo? E para modular corretamente a voz de um leitor? O documentarista Nicolas Philibert encara o desafio de fazer um filme sobre a Radio France. Munido de sua câmera e equipamento de áudio, o cineasta passou seis meses dentro dos corredores do lugar, registrando a meticulosa rotina de trabalho dos funcionários da estação e sua programação - que inclui concertos, entrevistas, reportagens e conversas com ouvintes.
 13/06 as 17h
 "Tabu" (2012), de Miguel Gomes - Portugal
Drama | 118 min
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Aurora é uma idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um oculto episódio do seu passado: uma história de amor e crime vivida na África. O filme conta também a história do fim do império de Portugal no continente africano.
  Domingo 14/06 às 14h
 "O Amante da Rainha" (2012), de Nikolaj Arcel - Dinamarca
Drama | 132 min
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: uma história sobre a dramática relação amorosa e aspirações políticas da Rainha Caroline e Johann Struensee, médico do desequilibrado Rei Christian VII. Eles sonham com um mundo melhor para o povo. Por intermédio da influência de Johann sobre o Governo do Rei, o poder da aristocracia é diminuído e reformas são introduzidas. Mas é somente uma questão de tempo antes que a corte retome o controle em nome do rei.
  Domingo 14/06 às 17h

"O Reencontro" (2013), de Anna Odell - Suécia
Drama | 88 min
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Anna Odell, uma artista famosa, não foi convidada para o reencontro da turma da escola. Ela faz um filme sobre o que poderia ter acontecido se ela tivesse ido ao reencontro e confrontado seus ex-colegas, dos quais sofreu bullying. Mais tarde, ela mostra o filme para os ex-colegas de colégio, e documenta suas reações.


terça-feira, 2 de junho de 2015

AÇÃO CULTURAL REALIZA PRIMEIRA OFICINA DE SUSTENTABILIDADE- LINGUAGEM AUDIOVISUAL.


Marcel Magalhães - Responsável pela condução técnica das oficinas


Oficina realizada pelo Ponto de Cultura em  2014 no Conjunto Jardim. Em formato 100% gratuíto 

No final de 2014,  um grupo de associados e/ou colaboradores se reuniram para planejar as atividades para 2015 e uma das principais decisões foi buscar parceiros  nas comunidades da periferia de Aracaju e região metropolitana, para a realização de oficinas de pintura em tecido, customização de roupas, audiovisual e artes cênicas. 

Estas oficina foram denominadas de oficinas de sustentabilidade por terem  os seguintes  objetivos: Colaborar para diminuir a dependência de recursos públicos, ampliar o mercado de trabalho para os artistas ligados ao Ponto de Cultura Juventude e Cidadania e ampliar o acesso a arte de qualidade para  moradores das comunidades por um preço  acessivel

Inicialmente,  fizemos  parcerias com organizações de duas comunidades, Costa e Silva e Santos Dumont e no caso desta última , conseguiu-se inscrever  um grupo de 15  jovens que se reunirão em  um dos salões anexos da Paróquia São Francisco de Assis,  para  participarem da primeira oficina de sustentabilidade – linguagem audiovisual  - módulo fotografia, nos dias 05 e 06 de junho.

A expertise para a realização desta oficina,  foi obtida com a realização de oficinas de audiovisual nos anos de 2012 a 2014,   com financiamento  do programa cultura viva – pontos de cultura, patrocínio  do ministério da cultura em parceria com a secretaria de estado da cultura.

Na expectativa do resultado positivo dessa iniciativa , temos pretensão de prosseguirmos realizando  ações culturais  nestes dois formatos, de forma gratuita por meio de recursos obtidos em editais públicos e por meio da  economia solidária (parcerias com lideranças e grupos comunitários, ensino de qualidade e preço ao alcance da realidade econômica  da população da periferia).

Quem tiver interesse em colaborar para a realização  da iniciativa em  outras  comunidades, pode entrar  em contato por meio do e-mail zezitodeoliveira@gmail.com
 
Havendo grupos de 10 a 15 pessoas com disponibilidade, poderemos também  realizar oficinas na sede da Ação Cultural no centro de Aracaju, a exceção da linguagem de artes cênicas.

Observação importante, além de lideranças e grupos comunitários, podemos realizar parcerias com   pessoas ou grupos que atuam em diversos campos e de diversas maneiras em trabalhos de  promoção humana e social nas comunidades, assim como como  órgãos públicos e empresas.

Profissionais que trabalham em escolas e/ou com atividades de promoção humana e social interessados em dinamizar e inovar seus trabalhos, podem reunir um grupo de colegas e contratar uma oficina.
 
Oficina realizada pelo Ponto de Cultura em  2014 no Conjunto Jardim. Em formato 100% gratuíto