quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Prefeito de Porto Alegre faz discurso inacreditável sobre ditadura.

 

Entenda,   por que é crime? Tarefa para a escola, meios de comunicação e para iniciativas que utilizem a metodologia da ação popular e da educação popular.

O discurso de Sebastião Melo chocou parte dos parlamentares presentes na solenidade

Marcelo Hailer

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), tomou posse nesta quarta-feira (1) para o seu segundo mandato e fez um discurso inacreditável em que afirma que defender a ditadura "é liberdade de expressão".

"Se um parlamentar ou qualquer um do povo disser 'eu defendo a ditadura', ele não pode ser processado por isso, porque isso é liberdade de expressão", declarou Melo sob vaias.

Em seguida, Melo equipara o socialismo à ditadura. "Mas também quero que aquele que defende o comunismo, o socialismo, dizendo que não acredita na democracia liberal, ele não pode ser processado, porque isso também é liberdade de expressão", disse.

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), que perdeu no segundo turno para Melo, lamentou o discurso do prefeito. "Lamentável o discurso de apoio aos golpistas e contra a democracia na posse de Poa. É não entender o momento do Brasil e a responsabilidade política", declarou. 

A  vereadora Natasha Ferreira (PT-POA) classificou a fala do prefeito Melo como "criminosa". "Revoltante. Temos ódio e nojo à ditadura. Isso não é liberdade de expressão. É crime!". Confira abaixo algumas reações:

https://revistaforum.com.br/brasil/sul/2025/1/1/video-prefeito-de-porto-alegre-faz-discurso-inacreditavel-sobre-ditadura-171845.html

A resposta sobre como o  tema  liberdade de expressão X liberdade de opressão como é,  ou como pode ser trabalhado nos lugares citados na introdução da postagem,  podem  ser respondidas nos comentários,  aqui  no blog ou em outras redes.

As mesmas serão publicadas abaixo..





Acabei de saber através de uma jornalista da GN, indignada com as declarações dele! Como é possível que esta criatura tenha sido novamente eleita por esse povo depois de tudo que viveu por obra de sua negligência? Embora já tenhamos a resposta. 😒 TN - whatsapp

Cabe aos parlamentares se mobilizarem! Se tiverem pica pra isso eles vão consegue. Mas claro, a maioria pode estar do lado dele né? - AS - Grupo Agentes Culturais 
Democráticos. - whatsapp

Meios de comunicação são a favor desses crimes, até praticam de maneira meio camuflada. As escolas, quando ensinam, são vítimas de pais truculentos. Restam os militantes que precisam ensinar até filosofia para essa gente. - MBH - Centro de Estudos e Memórias Brasileiras.- whatsapp

Muito bom. A extrema direita utiliza cinicamente uma noção de liberdade em sentido absoluto, tanto a liberdade de expressão quanto a liberdade religiosa. Mas é no Estado Democrático de direito essas liberdades são limitadas pelo ordenamento jurídico. O cidadão é livre para se expressar desde que ao fazer isto não cometa um crime. Calúnia, difamação, mentiras, injúrias, discurso de ódio e etc não são liberdade de expressão, são crimes. AP - Instagram


A contribuição da Revista Trip e do historiador, escritor e deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) via facebook. 
O filme Ainda Estou Aqui foi pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar, reacendendo o debate sobre a ditadura militar e o impacto dessa história no presente. Adaptado do livro de Marcelo Rubens Paiva, o drama narra a dor da família Paiva, focando na luta de Eunice, mãe de Marcelo, após o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva.
Embora trate do passado, o filme se conecta diretamente aos desafios atuais que ameaçam nossa democracia: violência policial, ataques a instituições, fake news e tentativas de golpe. Para entender as forças políticas que ainda reverberam os ecos da ditadura, o jornalista @joaodemari selecionou cinco livros essenciais para compreender e defender a democracia.

Arte: Heitor Loureiro (@heitorloureiro)








Para quem já foi um Porto Alegre e seguro.... Desse jeito, não vai dar mais pra ti... Porque a esquerda em POA e o RS foi tragada pela extrema direita também merece bons e aprofundados estudos. Sem medo de botar os dedos nas feridas.
]



Nenhum comentário:

Postar um comentário